domingo, julho 14, 2024
HomeLazer e CulturaSobre o Museu de Presidente Prudente

Sobre o Museu de Presidente Prudente

O Museu de Presidente Prudente, com nome oficial de Museu e Arquivo Histórico Antônio Sandoval Netto, é um lugar cheio de história para contar, por isso, vale uma visita.

Sendo assim, saiba que hoje reservamos um espaço para falar sobre a relevância histórica e cultural do local.

Então, se você tem interesse em conhecer o Museu de Presidente Prudente de um jeito que ninguém nunca viu, vem comigo!

Museu de Presidente Prudente Frente

Sobre o Museu de Presidente Prudente

Em resumo, o Museu de Presidente Prudente encontra-se nas dependências do antigo matadouro, ocupando uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados e com três edificações.

O Museu, surgiu no ano de 1944 por uma iniciativa do antigo Prefeito Domingos Leonardo Cerávalo, mas que só foi oficialmente fundado em 1957, pelo Prefeito da época Antônio Sandoval Netto – o que também atualizou o nome do estabelecimento –.

Mas, voltando ao assunto, seu acervo é bem rico e representa um pouco da evolução da cidade, sendo composto por objetos, equipamentos, peças, fotografias, mapas/plantas, documentos manuscritos e impressos, alguns veículos antigos e muitos outros itens que ajudam a contar um pouco de história e desenvolvimento de Presidente Prudente.

Obviamente eu o espaço é tão importante para a cidade que atualmente, recebe grupos escolares e também, turistas interessados em muita história.

Em 2019, o complexo recebeu cerca de 3.000 pessoas no ano, um número considerável que de fato tem aumentado nos últimos anos.

O Museu de Presidente Prudente abre suas portas ao público de segunda a sexta-feira, apesar do foco em estudantes.

Durante esse período, os interessados podem realizar pesquisas e explorar outras partes do complexo, lembrando que é necessário agendar visitas em grupo.

Entre em contato pelo telefone: (18) 3223-9404 para saber de todos os detalhes e programar sua visita! Lembrando que ele fica localizado na Ra Dr. João Gonçalves Foz, 2179, próximo ao Prudenshopping.

Hoje em dia, existem projetos de ampliação da área, que seria assinado pela arquiteta Cristiana Pasquini. Ao todo, o projeto contempla a construção de mais dois prédios novos, onde um deles estaria destinado ao acervo de pesquisa do museu, bem como, uma ala administrativa.

Já o outro prédio, estaria responsável por abrigar um anfiteatro, salas de aula, salas de reuniões e claro, um espaço exclusivo para exposições de arte.

Por isso, não perca pelas próximas atualizações do complexo e divirta-se com muita história boa e ambientes culturais exclusivos para você aproveitar!

O que fazer no Museu de Presidente Prudente?

Bem, como antecipei, o Museu de Presidente Prudente é o lugar ideal para quem gosta de atrações voltadas a história e cultura.

Sendo assim, por aqui, você pode aproveitar para conhecer peças antigas que contam sobre o desenvolvimento de Presidente Prudente, assim como, contar com todo um material teórico (manuscritos, jornais, revistas e livros) para conhecer mais da história da cidade.

Museu de Presidente Prudente Interior

Por fim, aproveite para curtir as exposições que estão incríveis e disponíveis no complexo, assim como, fazer um tour por seus principais espaços.

Mas, não se esqueça de agendar a sua visita, está bem? Eu garanto que você vai adorar conhecer o Museu de Presidente Prudente!

Conclusão: Vale a pena conhecer o Museu de Presidente Prudente?

Mas é claro que sim!

Principalmente se você é o tipo de turista que busca ótimos destinos para se conhecer em um bate e volta a Presidente Prudente.

Afinal de contas, o Museu de Presidente Prudente deve ser sua parada obrigatória quando o assunto é o que fazer em Presidente Prudente.

Isso porque, o estabelecimento entrega muito de história e cultura, por isso, não deixe de incluí-lo em seu roteiro de viagens.

Por fim, espero, que tenha gostado das nossas dicas sobre o Museu de Presidente Prudente e não deixe de visitar quando tiver a oportunidade!

VEJA TAMBÉM

Mais Populares