domingo, julho 14, 2024
HomeEducaçãoFatec em Presidente Prudente: Breve história e o que oferece

Fatec em Presidente Prudente: Breve história e o que oferece

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) possui 77 unidades espalhadas pelo estado de São Paulo. Hoje, neste artigo vamos falar sobre a Fatec em Presidente Prudente.

Antes de tudo, é importante ressaltar que todas as unidades da Fatec e também as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais são administradas pelo Centro Paula Souza.

Ou seja, são entidades do governo estadual, que junto com a secretaria de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia fiscalizam, tutelam e disponibilizam recursos.

Veja a seguir sobre a história e cursos oferecidos pela unidade da Fatec de Presidente Prudente.

História da Fatec

A Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente iniciou seu funcionamento em 07 de fevereiro de 2007 na Escola Técnica Prof. Dr. Antonio Eufrásio de Toledo em Presidente Prudente.

Enquanto a sua sede própria estava em reforma, a Fatec seguiu suas atividades didáticas por lá, que também era administrada pelo Centro Paula Souza.

No segundo semestre de 2007, a Fatec já se mudou para a nova sede, onde permanece até os dias de hoje funcionando como Polo Regional.

Apesar disso, a história da Fatec é mais antiga. O professor Antônio Francisco de Paula Souza fundou a Escola Politécnica de São Paulo – Poli em 1893. Hoje, ela é integrada à Universidade de São Paulo.

Considerado um homem à frente do seu tempo, o Prof. Paula Souza implantou no Brasil o seu sonho de formar profissionais competentes através de ensino técnico de qualidade.

Assim, mais tarde, em 1963 surge em São Paulo a necessidade de inserir educação tecnológica nos graus de ensino Médio e Superior para acompanhar a expansão industrial paulista.

Logo, em 1969 o Governo do Estado deu andamento para a criação do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e em 1970 se iniciaram os cursos na Fatec São Paulo.

Em 10 de abril de 1971, o Centro recebeu o nome de Centro Paula Souza e atualmente administra 228 Escolas Técnicas e 77 Faculdades de Tecnologia estaduais espalhadas pelo estado.

Como mencionei acima, a Fatec em Presidente Prudente surgiu em 2007 oferecendo cursos de graduação tecnológica de nível superior.

De acordo com o aumento nas ofertas de cursos, em 2012 a unidade da Fatec de Presidente Prudente ganhou novo prédio. Veja a seguir os cursos disponíveis.

Cursos da Fatec em Presidente Prudente

A unidade de Presidente Prudente é o polo regional do oeste paulista, e possui objetivo de oferecer ensino público profissional e tecnológico.

Portanto, a Fatec em Presidente Prudente disponibiliza graduação tecnológica de nível superior em:

  • Agronegócio;
  • análise e desenvolvimento de sistemas;
  • análise e desenvolvimento de sistemas -AMS;
  • eventos;
  • gestão empresarial;
  • marketing;
  • processos gerenciais – AMS;
  • produção agropecuária;

E disponibiliza cursos de extensão em:

  • informática melhor idade;
  • informática juvenil;
  • educação financeira juvenil;

Conclusão

O ingresso do candidato no curso superior de tecnologia pretendido depende do seu resultado no Processo Seletivo Vestibular da Fatec, que exige conclusão do Ensino Médio.

Não perca tempo, procure maiores informações no site da Fatec em Presidente Prudente para ter acesso à educação pública profissional e tecnológica.

VEJA TAMBÉM

Mais Populares