domingo, julho 14, 2024
HomeLazer e CulturaCentro de Eventos IBC em Presidente Prudente

Centro de Eventos IBC em Presidente Prudente

O centro de eventos IBC localizado na cidade de Presidente Prudente é um dos locais conhecidos pelos prudentinos e  por quem visita a cidade. Neste artigo falaremos sobre a relevância histórica, cultural e atual do local.

O antigo Instituto Brasileiro de Café destinado a eventos é um patrimônio tombado. Portanto, sua riqueza encontra-se preservada através da proteção de suas características históricas.

As instalações do antigo Instituto Brasileiro do Café foram erguidas em meados das décadas de 40 e 50, e hoje se tornaram um centro de realizações de eventos. Entenda no decorrer deste artigo.

Instituto Brasileiro do Café Entrada

 

A História

O Instituto Brasileiro de Café (IBC) foi uma criação do Governo Federal após a crise do café em 1929, quando acontecia a desvalorização do café.

Nesse meio tempo, haviam diversas construções do IBC pelo Brasil a fora para armazenar grãos de café. Inclusive na cidade de Presidente Prudente. A intenção do Governo era tentar regular e valorizar o preço do café.

O galpão do IBC em Presidente Prudente foi construído por ingleses ao longo da década de 40. Sua arquitetura de aproximadamente 5 mil metros quadrados, possui madeiramento de lei na estrutura e folhas de zinco para controlar a temperatura ambiente.

Contudo, apesar do galpão ser do IBC, de início, ele foi utilizado pelo Estado como um depósito de algodão. O algodão era a principal matéria prima da localidade na época.

O Instituto Brasileiro do Café funcionou no Brasil até 1980 e extinto em 1990. Logo, os galpões espalhados pelo Brasil perderam a funcionalidade e ficaram em posse do Ministério do Planejamento.

Instituto Brasileiro do Café Antigo

Desse modo, ficou abandonado até que a Prefeitura Municipal demonstrou interesse e iniciou a negociação com  o Ministério do Planejamento. O contrato de cessão gratuita por 20 anos firmou-se em abril de 2007.

O que acontece no Centro de Eventos IBC?

O espaço concedido tinha como objetivo ser um centro municipal de eventos. A Secretaria de Cultura Municipal é a responsável pelo gerenciamento do local.

Uma reforma ocorreu em 2015 no intuito de seguir funcionando como Centro de Eventos IBC. Logo, em 2019 transformou-se em um patrimônio tombado de Presidente Prudente.

Como resultado da reforma, as características históricas da estrutura foram preservadas, renovando o ambiente mas preservando a memória cultural do local.

Atualmente, o espaço cultural recebe eventos de caráter religioso, cultural, comercial e social de grande porte. Ele dispõe de guarita, cozinha, banheiros, camarins, salas com auditórios, nova iluminação e uma área ampla de estacionamento.

Em 2023, recebeu eventos como Festa das Nações, Exposições de Artesanatos, Exposições de carros, Exposições de Maquinários, shows, palestras e tantos outros eventos.

Instituto Brasileiro do Café Evento

Conclusão

O centro de eventos IBC em Presidente Prudente é um patrimônio histórico, que preserva a cultura local e oferece uma estrutura sensacional com caráter arquitetônico ancestral.

Desse modo, vale a pena participar dos eventos realizados no espaço. Afinal, além de desfrutar dos eventos, você comtempla suas características históricas.

VEJA TAMBÉM

Mais Populares