domingo, julho 14, 2024
HomeLazer e CulturaCentro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente: História e o que fazer

Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente: História e o que fazer

O Centro Cultural Matarazzo fica localizado em Presidente Prudente no Estado de São Paulo. E você verá no decorrer deste artigo sobre sua relevância histórica e também sua importância cultural na atualidade.

A transformação do imóvel em Centro Cultural iniciou em 1987 a passos lentos. Mais tarde, o que era um aglomerado de indústrias se tornou uma verdadeira fábrica de cultura na cidade.

Entenda a seguir a história do local, e como o espaço se tornou um patrimônio histórico e cultural para Presidente Prudente. Vale a pena conhecê-lo.

Centro Cultural Matarazzo

 

História do Centro Cultura Matarazzo

Em meados de 1937, as Indústrias Matarazzo se instalaram em Presidente Prudente, nos antigos galpões da Companhia Marcondes de Colonização, Indústria e Comércio para expandir a diversidade de suas produções na época.

De forma imediata, transformou os galpões da Vila Marcondes em instalações padronizadas Matarazzo, como já haviam feito por todo o estado de São Paulo.

As S/A IRF MATARAZZO cresceram sem concorrência, e se tornaram a única indústria nacional de grande porte com produção diversificada, como óleos vegetais, biscoitos, massas e outros.

Afinal, na época, o declínio do café abria espaço a outras alternativas industriais e comerciais. Na mesma década, Presidente Prudente estava no auge da lavoura algodoeira e agroindústria.

A IRF Matarazzo atuou por várias décadas em Presidente Prudente, cooperando com os produtores e com a economia local. Entrou em declínio no Estado na década de 70 perdendo gradativamente suas instalações.

Então, o complexo de Presidente Prudente foi hipotecado e tornou-se parte do patrimônio do Instituto de Administração Financeira Da Previdência e Assistência Social como pagamento de dívidas.

Logo, a comunidade envolvida com a cultura local iniciou a tentativa de recuperar e ocupar o espaço para fins culturais. O tombamento do imóvel e da sua área ocorreu em 1987.

A transformação

O alto custo para comprar e reformar o imóvel prolongou sua inatividade e deterioração da estrutura. Até que, no ano de 2007 a prefeitura de Presidente Prudente conseguiu concretizar a compra e realizar a reforma do prédio.

A comunidade cultural junto com o poder público tinham como objetivo transformar as antigas fábricas das indústrias Matarazzo em um complexo cultural.

Desse modo, em 2007 o Centro Cultural Matarazzo foi fundado, e se tornou um patrimônio histórico e cultural em Presidente Prudente.

O que fazer no Centro Cultural Matarazzo

Atualmente, O Centro Cultural acolhe a Secretaria de Cultura de Presidente Prudente, o Auditório Sebastião Jorge Chammé, duas bibliotecas, o Cinema Condessa Filomena Matarazzo, a Escola Municipal, um Estúdio Acústico, um Centro de Eventos, o Museu&Arquivo Histórico, Pinacoteca, Ateliês, Teatro e salas multiusos.

Centro Cultural Matarazzo Teatro

Além disso, possui localização privilegiada e toda a sua área revitalizada. Assim, permite que seus visitantes relembrem a história local e contemplem a produção artística da cidade.

Conclusão

Como você pôde notar, o Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente é um marco preservado da história da cidade que se transformou em uma fábrica de cultura.

É uma junção entre o passado e o presente de Presidente Prudente, visando um futuro promissor através dos efetivos projetos culturais.

Não perca tempo, conheça de perto esse lugar sensacional.

 

 

 

VEJA TAMBÉM

1 COMMENT

Comments are closed.

Mais Populares