O Balneário da Amizade é uma das principais atrações de Presidente Prudente, onde os interessados em passar pela cidade, não podem deixar de conhecer!
Afinal de contas, este é um destino que está marcado na memória e no coração dos moradores por preservar os melhores momentos em família.
E, com pouco mais de quatro décadas de muito laser, diversão, mudanças e histórias que você vai conferir nesse post!
História do Balneário da Amizade
O Balneário da Amizade divide o território com o município de Álvares Machado, cujo vereador da época, Pedro Calles Busso, teve a ideia de transformar o espaço em um ambiente de laser familiar.
Até então, o lugar era uma barragem inacabada e o pessoal local usava para pescar e curtir a água lamacenta, carinhosamente apelidado de “barriario”.
E, na tentativa de melhorar o espaço para quem quisesse visitar, a ideia era criar um espaço para o povo mais carente, já que, eles não tinham condições de nadar nos clubes da cidade que eram as únicas opções de diversão na época.
Seu mandato durou 14 anos e em 1978 – 2 anos após ter a ideia – viu a magia finalmente acontecer e o Balneário da Amizade nascer.
Naquela época, não havia estruturas e a região passou por uma revitalização em 2015 – apenas no lado de Presidente Prudente, já que em Álvares Machado não existe nenhuma estrutura – onde passou a contar com 379.000 m² de represa, cerca de 15 quiosques, área com chuveiro e espaços para praticar atividades físicas.
Atualmente, o lugar é bem movimentado, principalmente em dias de calor e aos finais de semana, sendo este, um ambiente excelente para se conhecer com a família.
A obra, teve um custo aproximado de R$5 milhões e essas mudanças todas voltaram a despertar o interesse das pessoas. Por isso, quando for a Presidente Prudente, saiba que fazer uma parada no Balneário da Amizade é mais que obrigatória.
Como chegar no Balneário da Amizade?
Para quem já está na cidade de Presidente Prudente, saiba que é bem fácil conhecer a atração, que fica a apenas 18 minutos de carro – contando a partida do centro –.
Você pode seguir pela Av. Washington Luiz e também pela Av. Ana Jacinta que logo estará de cara com o destino. É bem rapidinho e você com certeza vai querer voltar outras vezes.
O que fazer no Balneário da Amizade?
Como antecipei, o Balneário da Amizade é o destino perfeito para uma tarde em família, já que proporciona momentos de diversão.
Sendo assim, para que você se programe e saiba exatamente o que fazer quando visitar essa atração, tenho algumas dicas! Confira!
- Fazer caminhadas na pista de cooper;
- Curtir um piquenique ou churrasco nos quiosques;
- Jogar vôlei, futebol ou qualquer outro esporte nas quadras;
- Tirar boas e lindas fotos;
- Levar as crianças no parquinho;
- Visitar a lanchonete.
Lembrando que o Balneário da Amizade possui entrada gratuita, porém, para utilizar os quiosques é necessário fazer reserva.
Por fim, saiba que o destino oferece uma paisagem magnífica e supertranquila para você descansar enquanto curte um pouco o passeio.
Conclusão
Esperamos que você tenha gostado de conhecer o Balneário da Amizade, um lugar para deixar saudade dos momentos felizes da viagem e também, que preenche o coração de quem visita a região há muito tempo.
Vale super a pena!
Por fim, para ter mais dicas sobre o que fazer em Presidente Prudente, acesse o nosso post exclusivo e adicione o Balneário da Amizade ao seu roteiro, você vai se surpreender!